#VidaDeUniversitária : estudar longe de casa.

Muitos adolescentes sonham em passar em uma faculdade bem longe de casa pra poder sair da asa dos pais. Quem nunca pensou nessa possibilidade alguma vez que atire a primeira pedra! Assim como muitos adolescente não pensaram na distância quando prestaram o vestibular e depois de aprovados se pegaram com dúvida na hora da decisão.

images

Falar e pensar em morar fora é muito fácil. FODA é na prática. Darei meu exemplo para vocês.

Eu só prestei para duas instituições: UNESP(longe de casa) e USP(perto de casa) e para o mesmo curso. Por que só duas? Porque eu não me dediquei aos estudos no terceiro ano e não tive coragem de fazer minha mãe gastar uma bela grana em vestibulares (ela já estava pagando a festa e a viagem de formatura) que eu poderia não passar e muito menos para faculdades particulares que eu não teria condições de pagar. Acabei passando na UNESP e me mudar para o interior do estado de SP.

Minha única opção era fazer uma faculdade pública, afinal, minha mãe pagou anos um ensino privado, era o mínimo eu não fazer ela pagar uma faculdade para mim. Além de todo o nome que tem uma instituição pública no nível superior aqui no nosso país.

Eu já sabia que se passasse em qualquer uma das duas eu teria que me mudar mas eu não achei que fosse passar haha mas acabei passando e fui! Parece muito legal mudar mas não é! É muito chato e trabalhoso. Ainda mais em uma cidade longe da sua e que você não conhece. Você tem que levar em consideração, principalmente, o custo benefício. Se vale realmente a pena você mudar de cidade para fazer uma faculdade pública, porque muitas vezes, você gasta mais do que se fizer uma faculdade particular. Eu acho que se você for gastar o mesmo, vale a pena, fazer uma pública, mas essa é a minha opinião.

Depois vem a caça a um teto pra viver kk. Muitas faculdades tem moradias, que são de graça, porém você vive com muita gente e esses lugares geralmente não são muito silenciosos, mas se você não tem condições de pagar um aluguel, recomendo ficar na moradia e estudar na faculdade porque em casa é meio complicado. Eu tive muita sorte, achei uma casa pela internet, liguei, conheci e fechei. Porém nem todo mundo tem essa sorte, tem gente até hoje procurando colega de apartamento na faculdade. Acho que um dica legal que eu posso dar pra vocês na hora de fechar o local onde vai morar é pensar se é perto da faculdade e se você vai ter que gastar com ônibus. Por isso a ajuda dos pais é imprescindível.

Aí vem a questão de viver com outras pessoas! Eu mais uma vez dei muita sorte. O santo bateu com todas as meninas de casa. Isso porque eu moro com mais 5 loucas. Tem que ter paciência, saber respeitar as diferenças dos outros e saber dividir.

Bom é isso por hoje gente! Espero que tenham gostado da tag e logo, logo virão novos posts.

Beijocas

One thought on “#VidaDeUniversitária : estudar longe de casa.

Leave a Reply

